7 de dezembro de 2011

Família


Esta semana quisemos dedicar aos valores desta época natalícia, e desta forma, gostaríamos de partilhar convosco alguns trabalhos da artista CRISTINA ROCHA LEIRIA, que além de arquitecta e escultora com vasta experiência artistica; é uma pessoa dotada de uma extrema sensibilidade e com uma alma muito especial. É precisamente numa base mais espiritual que se desenvolve todo o seu trabalho - “A sua obra cresce no seio de diversos temas como: a Vida, o Amor, a Família, o Mar, o Divino, … todos unidos por uma invisível linha de coerência universal e expressa em formas depuradas que falam a todos a mesma linguagem, feita de amor, equilíbrio e de serenidade.”

Paralelamente à arquitectura, CRL retoma a escultura iniciada na adolescência com formas escultóricas de linhas puras que pretendem transmitir amor, confiança e serenidade proporcionando assim, verdadeiros momentos de contemplação, como é o caso do Presépio Triptico e da Natividade, entre outras, reproduzidas e editadas em cristal pelo prestigiado Grupo Vista Alegre/Atlantis.

É com a concretização do projecto do Centro Ecuménico Kun Iam, em 1999, que Cristina Rocha Leiria atinge a absoluta fusão, entre os objectivos espirituais, sociais e arquitectónicos. Este edificio de arte publica foi construído sobre uma ilha artificial criada para o efeito, no Rio das Pérolas, em Macau, com uma forma de flôr de lótus onde funciona o centro, é constituído por uma estátua em bronze da Deusa Kun Iam, com 20m de altura. A Deusa Kum Iam – Divindade que substancia o amor, a misericordia e a compaixão – é uma figura que simboliza essa mensagem de solidariedade, paz e de aproximação entre as pessoas, e é venerada, tanto no Oriente como no Ocidente, mesmo fora do âmbito da religião Budista. O Centro Kum Iam tem como objectivo: perpetuar o respeito mútuo e a amizade entre todos os povos e civilizações, sendo um espelho da tolerância religiosa e do pluralismo cultural -   caracteristicas multiseculares de Macau.

E são precisamente todos estes valores que CRL implementa na sua obra, que julgamos tão necessários resgatar na nossa sociedade actual e fazê-los perdurar na tradição, mas especialmente ao longo da Vida…
Árvore  | Natividade  | Centro Ecuménico Kun Iam em Macau  |  Presépio Triptico  |
Cristina Rocha Leiria

Sem comentários:

Enviar um comentário