16 de dezembro de 2011

“Amor matemático, com erro de calculo”


Arte é Amor e porque quem cria amor através da sua arte merece ser acarinhado e elogiado, por isso decidimos hoje falar da brilhante ALEXANDRA MESQUITA. Não é fácil definir o seu trabalho, talvez se assemelhe com o Amor - por mais que tentem defini-lo, ninguém consegue atingir a sua verdade absoluta - assim é para nós a definição da sua obra.

Deparámos-nos com as suas peças há alguns anos, um pouco por acaso, de visita ao CCB e ao passarmos pela montra da Arte Periférica, chamou-nos imediatamente a atenção no seu interior a grandiosidade de seus quadros, não pela sua dimensão mas pela sua “alma”- patente na altura, a colecção Escrita que se Fia, em 2000. Foi e continua a ser impossivel ficar indiferente ao seu registo, desde aí nunca mais lhe perdemos o rasto.

Há poucos meses atrás, tivemos o privilégio de a conhecer pessoalmente e visitar o seu atelier, apesar do reboliço que causámos e de colocar o seu atelier de pantanas…(pelo que pedimos desculpa mais uma vez) o saldo foi muito positivo. Foi um prazer entrar no seu mundo e só desta forma, se começa a compreender melhor, quem é que está por de trás de uma obra. Ali, encontrámos alguém de alma filosófica que consegue de uma forma (diríamos quase perfeita), transmitir o seu maior Amor, ela própria.

Hoje destacamos a obra Amor matemático com erro de calculo e conforme a própria artista o tenta caracterizar: “AMOR MATEMÁTICO, COM ERRO DE CÁLCULO”, põe em evidência as falhas no amor, por mais que contas se façam no equilíbrio dos nossos sentimentos mais importantes, cedo percebemos que facilmente dá erro. Sentir é difícil, sendo também impossível tentar fugir a fazê-lo… todos sentimos…bem ou mal…O erro não está tanto nas parcelas que coloquei mas, sim no pressuposto de que no amor faz algum sentido fazer cálculos matemáticos. Se repararmos nunca chegamos aqui a um resultado preciso.”  Qualquer palavra a mais da nossa parte será desnecessária. O Amor é assim!...

"Amor matemático, com erro de calculo"  -  (técnica mista sobre papel, 130x130cm) | 

Alexandra Mesquita



Sem comentários:

Enviar um comentário