7 de dezembro de 2011

Amor

Não sabemos se JOANA VASCONCELOS se inspirou na musica “Estranha forma de Vida” de Amália Rodrigues para criar este Coração Independente, mas uma coisa é certa,  esta artista de alma portuguesa não só recupera a tradição de uma forma inovadora, como também (des)contextualiza os objectos do seu quotidiano para os (re)colocar num outro mundo, onde estes ganham uma nova dimensão. É bem conhecido o seu uso de objectos do dia-a-dia para construir esculturas de grande porte, materiais como garrafas, tampões higiénicos, blisters de comprimidos, espanadores e panelas ou até mesmo, técnicas artesanais como crochet, tricô, azulejaria, etc. E, é precisamente através desse processo criativo, que JV nesta serie dos Corações Independentes, utiliza talheres de plástico dando-lhes uma nova vida, como forma de valorizar a tradição da Filigrana na joalharia, tão marcante em Viana do Castelo.


Se tivéssemos um pinheiro de natal gigante para decorar, seriam estes corações com cerca de 4m de altura e com este cariz tão português, os eleitos para servirem de decoração transmitindo todo o amor à época natalícia, conseguem imaginar?! É fácil para nós porque já tivemos o privilégio de os contemplar como se a dançar - instalados em rotação - ao som da musica de Amália Rodrigues…


“Coração independente,
coração que não comando:
vive perdido entre a gente,
teimosamente sangrando,
coração independente. “


Ficamos sem saber, se foi este fado que serviu de inspiração, mas foi a ouvir esta bela música que fomos descobrindo um pouco mais sobre o seu percurso que ainda tem tanto para dar - o que só um coração “enorme” consegue – Amor

 Coração Independente   |   Joana Vasconcelos

1 comentário:

  1. Tudo o que é feito com coração, ganha dimensões assim "exageradas". Gosto destes exageros!

    ResponderEliminar