23 de novembro de 2011

Encruzilhadas de culturas


MALANGATANA, autor de uma obra imensa, um dos mais admirados pintores Moçambicanos, é o nome mais reconhecido da arte africana lusófona. Este autor conseguiu transmitir o cruzamento de cultura indígena com a cultura do colonizador, criando assim, uma identidade cultural moçambicana.
O Mestre inspirou-se na sua tela homónima de 1987 - cujo original se encontra na Galeria Museu Hlyoasi em Maputo para criar esta peça em porcelana - Encruzilhada de Culturas pertence a uma edição limitada de 700 exemplares, é a sétima peça que integra a colecção Artistas Contemporâneos da Vista Alegre e que imortaliza a amizade que este artista tinha por Portugal, como também o marcante papel que teve na ligação entre a cultura portuguesa e africana. Malangatana abraçou este projecto com entusiasmo em 2010 - apesar de não ter conseguido terminar, pois viria a falecer em Janeiro deste ano - lançado pela centenária empresa VISTA ALEGRE, com o objectivo de criar peças assinadas por artistas nacionais e estrangeiros consagrados e emergentes. 
Na apresentação desta peça em Lisboa, a sua filha mencionou o seguinte: “Era um sonho dele… Toda esta paixão do meu pai pela interligação de culturas e pela cumplicidade lusófona, esse amor. Tudo isto perpetua o seu espírito e o seu amor pela humanidade…


Encruzilhadas de culturas de MALANGATANA para VISTA ALEGRE 
 

1 comentário: